Brasão Municipal

  • Publicado em: 13/01/2025 às 00:00   |   Imprimir

BRASÃO MUNICIPAL

 

Primeira versão do Brasão Municipal - Três de Maio – 1962  

Com a recente emancipação de Três de Maio, a administração municipal da gestão do Prefeito Germano Dockhorn, viu a necessidade de fazer um símbolo municipal, onde serviria para demonstrar a força de Três de Maio.

No dia 28 de agosto de 1962, foi sancionado a Lei nº 88, onde especificaria a adoção e definição do Símbolo do Município.

Segue o texto da Lei:

“ Art. 1º Será adotado como símbolo do Municípios:

Um escudo, cuja forma e coroa recordam a origem de grande parte de nosso povo, coroa lusitana e o escudo germânico como símbolo do caldeamento das duas raças.

Esta coroa é constituída por três castelos fortes como representação dos três distritos cuja área se uniram para constituir um novo município (Três de Maio, São José e parte de Independência e Ivagaci.

Dos três castelos fortes sobressaem onze ameias que representam os atuais onze distritos desta comuna.

Sobre o escudo, várias. divisões a saber:
EM CHEFE, - Dois quartéis. No primeiro a esquerda, uma espiga de trigo, sobre fundo azul celeste, indicando uma das grandes culturas do Município. No quartel a direita, uma espiga de milho sobre fundo purpura, referente a grande produção que ele se presente em nossa agricultura.

Separando os dois campos do escudo una faixa azul. dividida em três partes, referente a nossa riqueza hidrográfica, seus principais mananciais e o rios Santa Rosa, Burica e Inhacorá.

No segundo campo, um suíno em movimento, sobre campo verde, indicativo de una suinocultura prospera e própria.

Uma faixa vermelha, estilizada como apoio, reitera a coragem e o espírito varonil de nossa gente, servindo ainda para encerrar o nome deste Município e ostentar a esquerda a data principal de sua existência e a direita a da elevação a município autônomo na comunhão rio-grandense, e o dístico VENCEU PELO TRABALHO. 

Art. 2º Este símbolo será usado como timbre em papéis a documentos oficiais do Município.

Art. 3º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

Gabinete do Prefeito Municipal de Três de Maio, 28 de agosto de 1962. “

Clique aqui e veja.

Redesenhado por Davor Rijkaard Rathke - Jan/25

 

Segunda e atual versão do Brasão Municipal - Três de Maio – 1967

Em 21 de outubro de 1967, o então Vice-prefeito Erwino Edwino Mensch em exercício no cargo de Prefeito Municipal, sancionou a Lei Nº 025, na qual alteraria o artigo 1º da lei de 62, onde especifica como é formado o Brasão.

Confira o texto da Lei:


“Art. 1º
 O artigo 1º da Lei Municipal nº 88/62 de 8 de agosto, de 1962 passará a ter a seguinte redação:

"Será adotado como símbolo do Município:
Um escudo cuja forma e coroa recordam a origem de grande parte do nosso povo, coroa lusitana e escudo germânico, como sim bolo do caldeamento das duas nacionalidades. 

Esta coroa é constituída por três castelos fortes, como representação dos três distritos cuja área se uniram para constituir o Município (Três de Maio, São José do Inhacorá e parte de Independência e Ivagaci).

Sobre o escudo, dividido em dois campos hás:
Uma crus de dois braços que recorda os Missioneiros do Município;

No segundo campo, sobre o espaço verde, que representa o solo fértil do Município, há um semeador lançando à terra a semente que produzirá a riqueza básica de Comunas Agricultura.

Uma faixa vermelha, estilizada como apoio, reitera a coragem e espírito varonil de nossa gente, servindo ainda para encerrar o nome deste Município e ostentar à esquerda a data principal de sua existência e a direita, a de elevação a Município autônomo na comunhão riograndense, e o dístico venceu pelo Trabalho."

Art. 2º Revogadas as disposições em contrário a presente Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Gabinete do Prefeito Municipal de Três de Maio, em 21 de Outubro de 1967.”

Clique aqui e veja.

Confira as Leis em anexo.  

 

 

Janeiro de 2025
Davor Rijkaard Rathke – Coordenador de Comunicação Social